Conta de água Alta: Dicas para descobrir a causa desse problema

Tempo de leitura: 6 minutos

Conta alta de água: Dicas para descobrir a causa desse problema

Conta alta de água: Dicas para descobrir a causa desse problema

Conta de água é aquele custo mensal fixo que precisamos honrar para ter água de qualidade, encanada e a vontade, dentro de nossa necessidade residencial. 

Conta alta de água: Dicas para descobrir a causa desse problema

Mas acontece de uma vez o outra ela vir com um valor um pouco elevado e dar um belo susto e desorganizar o orçamento, porém é preciso estar atento se o custo não revela problemas. 

Isso por que, muitas vezes o preço elevado do custo da água pode evidenciar custo abusivo da empresa que fornece o serviço ou mesmo um vazamento residencial oculto que quando contínuo, pode elevar a conta de forma exorbitante. 

Para isso, preparamos um artigo completo que dará dicas para você descobrir a causa desse problema e todas alternativas para solucioná-lo. 

Hidrômetro: O que é e como este aparelho mede o consumo de água

O Hidrômetro é conhecido popularmente como relógio de água e ele é o aparelho que mede o consumo de água em uma residência, e a partir daí é feita a leitura mensalmente e calculado o custo.

Hidrômetro: O que é e como este aparelho mede o consumo de água

O Hidrômetro também é importante para determinar possíveis perdas de água e revelar se a residência está com alto ou consumo equilibrado de água, inclusive pode ser através do Hidrômetro que se descubra um vazamento oculto. 

O Hidrômetro funciona da seguinte maneira: ele possui um contador de giro que conta a quantidade de água que passou pelo medidor. 

A contagem do Hidrômetro é feita a partir do último número que é registrado em comparação com os do novo registro e a diferença desse volume que mostra o consumo.

A cada vez que é usada a água, esta vem da empresa de tratamento de água, para pelas tubulações até chegar no cavalete onde está o Hidrômetro e depois de passar pelo relógio é que segue para ser usada. 

Para saber como é feita a medição do consumo, é preciso fazer a leitura da seguinte forma: se o hidrômetro for analógico, tem que anotar os números pretos dos círculos menores e em sentido horário do x1 até a dezena x10 e o último x 1000.

Se o Hidrômetro for digital apenas anote os números pretos. O cálculo é feito reduzindo o valor do hidrômetro atual com o valor da leitura do mês anterior. Caso haja rompimento e vazamento do Hidrômetro, é responsabilidade da empresa prestadora do serviço de consumo de água, e portanto esta deve ser notificada para fazer a troca e abater possíveis custos com a perda hídrica, caso tenha tido. 

Já se o problema de vazamento visível for dentro de casa, ou seja, a partir do cavalete, é obrigação do morador resolver e arcar com os custos, não tendo o direito de exigir qualquer abatimento de valores por conta de uma conta de água mais alta. 

Vazamentos Ocultos

Um dos motivos de uma conta alta de água é sem dúvida Vazamentos de água ocultos, que não são percebidos rapidamente por serem discretos e a maioria em lugares de difícil acesso.

Vazamentos Ocultos solo

Áreas consideradas molhadas como cozinha, banheiros e lavanderias são as áreas com maiores chances de apresentarem problemas de vazamentos ocultos, pois o encanamento da parede por uma série de motivos, pode se romper ou possuir fissuras mínimas por onde a água passa e causar infiltrações.

As infiltrações inclusive, podem apresentar:

  • Manchas de umidade que posteriormente ficam amareladas ou escurecidas;
  • Afofamento da parede;
  • Bolhas e queda de tinta, reboco ou revestimentos;
  • Bolor e mofo.

Dependendo da estrutura onde está a infiltração, pode haver a queda desta e causar acidentes fatais. Os vazamentos ocultos assim que percebidos, devem sempre ser contidos e corrigidos para evitar maiores estragos na estrutura.

Outro problema que as infiltrações causam são bolor e mofo e aparecem exclusivamente em locais mais quentes e com pouca luminosidade. Quando existe mofo, quanto mais escuro ele for mais problemas de saúde ele pode provocar, como doenças respiratórias que vão desde rinites até sinusites e bronquites.

Para ter certeza que existe um vazamento de água, existem algumas dicas simples que qualquer pessoa pode fazer e que dão uma ideia do tamanho do problema. Vazamentos no banheiro por exemplo, podem ser descobertos quando se fecha o registro geral e ao colocar um copo cheio de água na boca da torneira e com ela aberta, ela suga a água do copo. 

No vaso sanitário, observe se existe vazamento jogando um pouco de pó de café e observando se ele se assenta no fundo ou fica na parte de cima se movimentando com a água. Nesse caso é que existe um vazamento local.

A partir do hidrômetro por exemplo, feche todas as torneiras e não use descargas e nem chuveiro. Depois é preciso que o hidrômetro esteja aberto e a caixa d´água cheia e fazer a anotação do número do relógio. 

Desperdício de água

Pela manhã, antes de utilizar a água deve ser feita a anotação novamente e observado se existe diferenças e se houver, é que acontece um vazamento.

Se for constatado que a conta de água está vindo mais alta por causa de um vazamento de água oculto, é preciso chamar profissional capacitado para localizar o vazamento e consertá-lo, e nesse caso o melhor é sem dúvida o Caça Vazamentos.

Caça Vazamentos

Se o problema é vazamentos ocultos e que não se sabe exatamente onde acontece, mas que ele está ali causando contratempos, a dica é buscar um profissional Caça Vazamentos que possui capacitação e equipamentos de alta tecnologia para encontrar todo tipo de vazamento, consertá-lo e acabar com toda essa dor de cabeça!

Caça Vazamentos Água

O Caça Vazamentos é um profissional que possui certificação e conhecimento aliado a experiência, para encontrar vazamentos com equipamentos como Geofone, escutando o que acontece dentro das tubulações e identificando o problema sem quebrar paredes por todo lado, mas apenas onde está o vazamento.

Para evitar quebra quebra desnecessário e ter mais tranquilidade com custo mais baixo e serviço de qualidade e ágil, contrate agora um profissional Caça Vazamentos com garantia e confiabilidade pra você!

Deixe seu comentário sobre este post e veja mais novidades aqui no blog, sobre vazamentos e a solução dos Caça Vazamentos para sua casa. 

Veja Também

Perda de água volta a crescer na capital paulista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *